Médica, empreendedora, empresária, agente comunitária, defensora dos animais, liderança, deputada, prefeita. Essas são algumas das funções exercidas por mulheres que inspiram e que foram homenageadas, na manhã deste sábado (25/3), pela Associação dos Moradores do Bairro Novo Progresso II (Amonp).
O Prêmio Mulheres Inspiradoras, evento comemorativo aos 50 anos da Amonp, homenageou aquelas que, ao longo de suas vidas, são motivo de orgulho e referência para a comunidade da Regional Ressaca e para a cidade de Contagem.
A prefeita Marília Campos, uma das homenageadas, reforçou a importância da valorização e da luta das mulheres. “Hoje é dia de celebrar a luta das mulheres. A luta dentro de casa, no mercado de trabalho, na política. Quando a gente celebra esse mês da mulher, a gente quer garantir a visibilidade feminina. A gente não solta a mão de nenhuma mulher. A gente luta juntas”, afirmou.
Marília também ressaltou a importância pelo reconhecimento e celebrou a iniciativa da associação. “É importante a gente ter o reconhecimento, em casa, no trabalho, daquilo que a gente faz. O reconhecimento é mais do que nos envaidecer, é dar força para continuar a luta. Agradeço e parabenizo a Amonp pela ação”, destacou.
Dentre as homenageadas também estava Rouse Leite Leal Rocha, que sofreu a dor da perda de um filho. Apesar de todo o sofrimento, ela encontrou forças para atuar e acolher crianças que necessitavam de cuidado e atenção por meio do Grupo Assistencial Anjo Sam, do qual é fundadora e presidente.
“Quero que lembrem de mim, hoje, como uma mãe que conseguiu voltar a sorrir. Saber que tudo que temos trabalhado para ajudar tantas crianças que precisam de acolhimento, de cuidado, é reconhecido”, apontou Rouse.
As mulheres inspiradoras homenageadas foram: Marília Campos (prefeita de Contagem); Simone Santos (empreendedora); Fátima Lima (empresária); Rouse Leite (médica); Macaé Evaristo (deputada estadual); Maria Ana Manço (liderança); Maria Goreth Luz (Comunidade dos Arturos); Mariza Catelli (ONG Cão Viver); Angetona Dorgilus (Coletivo Cio da Terra); e Débora Batista (Circuito Inclusão).
O presidente da Amonp, Paulo Roberto da Silva, destacou a história de cada homenageada. “Todas as homenageadas estão aqui por uma razão de luta, de caminhada e dedicação de vida. Nesse momento o que olhamos é o trabalho e a dedicação dessas mulheres, que me recordam de minha mãe, que foi um exemplo para mim, que foi um retrato de luta, de sabedoria”, destacou.
O evento também contou com apresentação de crianças e jovens do grupo ‘Tambores da Amonp’ e das mulheres do “Canto em qualquer Canto” também da associação. O morador Pedrinho D'Ávila recitou o poema ‘Todas as mulheres do mundo’, de sua autoria, em homenagem a todas as mulheres.
Também estiveram presentes no evento a vereadora Silvinha Dudu, o vereador Bruno Barreiro, a subsecretaria de Direitos Humanos e Cidadania, Lorena Lemos, a superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres, Neymara Lopes, e o administrador regional do ressaca, Rodrigo Tomaz.
Sobre a Amonp
A Associação dos Moradores do Bairro Novo Progresso II foi fundada em 1973 pela mobilização popular para buscar melhorias na qualidade de vida e, também, intermediar o acesso a políticas públicas a famílias em vulnerabilidade social.
Ao longo de seus 50 anos, promoveu a cidadania e a defesa de direitos da população, sendo referência no Estado de Minas Gerais na promoção da assistência social e dos direitos humanos e da cidadania.
A maioria das famílias atendidas pela associação é chefiada por mulheres que enfrentam o desemprego e graves problemas familiares, como dependência química, evasão escolar e situações de risco social.
São diversos projetos ofertados pela Amonp para crianças, adolescentes, adultos, mulheres, idosos e para a comunidade. Mais informações podem ser encontradas pelo site amonp.org.br e nas redes sociais pelos perfis @amonp.social.